Tipos Psicológicos na Organização
- Insighter
- 24 de out. de 2019
- 3 min de leitura

"As empresas são como indivíduos, com ressalvas que os indivíduos são seres biológicos e as organizações são entidades sociais. Essa analogia permite compreender e discutir certas coisas sobre as empresas que permaneceriam ocultas". William Bridges
Não há como pensar nas organizações e todos os processos que a envolvem sem considerar de forma significativa as pessoas que a compõem. A identidade da empresa é constituída por seus colaboradores. Todos sabemos que sem elas uma organização não pode existir. São as pessoas que dão vida a qualquer instituição, definindo seus rumos através da forma como conduzem os processos de trabalho e as relações interpessoais.
A aplicação dos tipos psicológicos no contexto organizacional é bem ampla e pode ser feita de várias formas, porém na maioria dos casos, a proposta é iluminar de forma mais concreta e objetiva, um melhor entendimento das mais variadas complexidades organizacionais, que se originam nas pessoas que nela trabalham, na forma como trabalham e se relacionam internamente umas com as outras, e externamente com os clientes, fornecedores, investidores e comunidade.
Identificar a distribuição dos tipos psicológicos no corpo diretivo, áreas e departamentos, filiais e grupos de trabalho, possibilita que a empresa se conheça melhor. Permite fazer intervenções mais conscientes que aumentam a efetividade, agindo de maneira mais positiva sobre as pessoas, otimizando ao máximo o potencial humano, de uma forma que seja benéfico para a organização e para as pessoas que colaboram com ela.
Uma premissa importante no desenvolvimento de qualquer organização, é reconhecer e valorizar as diferenças individuais para o entendimento e gerenciamento de muitas funções importantes do negócio como:
Estilos de gerenciamento
Perfil de liderança
Comunicação
Resolução de conflitos
Solução de problemas
Tomada de decisões
Trabalho em equipe
Os tipos psicológicos apoiam o desenvolvimento individual e coletivo, valorizando as diferenças como fonte de força para avançar e progredir. Quando não se tem uma cultura dessa, as relações se tornam conflituosas, o clima fica mais tenso e estressante. E na maioria das vezes, há grande desunião entre as áreas e grupos de pessoas, o que resulta em caminhar na defesa de seu próprio território e não do objetivo comum a todos, que seria o de fazer a empresa crescer.
Outro ponto importante é que a falta de diversidade de estilos dentro da empresa, tende a produzir sempre os mesmos padrões de soluções, mesmo que os problemas tenham mudado de natureza. Faz com que o ambiente seja mais harmonioso, mas não há muita inovação e os avanços ficam bloqueados, porque a maioria fica preso nas mesmas visões.
Conhecer melhor o capital humano que a organização possui, traz um diferencial competitivo, porque pessoas mais conscientes de si mesmas, de suas forças e fraquezas, que estão nas posições onde seu desempenho é melhor aproveitado e tem abertura para aceitar e tolerar as diferenças, são muito mais produtivas e colaboram para um ambiente saudável, o que consequentemente gera melhores resultados.
Todo esse conhecimento também pode ser aplicado para compreender uma organização como um indivíduo, ou seja, o tipo psicológico da organização, afinal, a personalidade da empresa é definida pelo perfil das pessoas que a compõem. Embora o fundador e corpo diretivo tenha grande influência, todos os níveis hierárquicos formam essa personalidade, esse jeito de ser. Pode ser uma poderosa ferramenta para a análise organizacional. Do mesmo jeito que é feito individualmente, pode-se ampliar essa escala e ver a organização como uma entidade, para compreensão de sua identidade e construir planos para seu desenvolvimento.
Onde mais pode ser aplicada a abordagem de tipos psicológicos em organizações:
Planejamento de Mudanças Organizacionais
Estruturas e Processos
Estratégias e Planejamento
Projetos
Processo de Inovação
Coaching Empresarial
Para uso específico na área de RH, veja mais detalhes em:
Veja também sobre Identidade Organizacional
Comments