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Tipos Psicológicos em Recursos Humanos

  • Foto do escritor: Insighter
    Insighter
  • 24 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de out. de 2019

“A definição convencional de gestão é ter o trabalho feito pelas pessoas, mas a real definição de gestão é desenvolver as pessoas por meio do trabalho.” Agha Hasan Abedi

A área de Recursos Humanos tem como principal desafio mediar os interesses da organização e dos colaboradores, gerir os relacionamentos internos, apoiar e orientar os líderes nas tomadas de decisões, sobre tudo aquilo que afeta diretamente as pessoas que trabalham na organização.


Outro desafio muito grande é assegurar um ambiente organizacional motivador e agradável, levando em consideração as necessidades dos colaboradores de reconhecimento profissional e realização pessoal, e da empresa que estão geralmente ligados ao crescimento do negócio no mercado, sobrevivência e a obtenção de lucros.


Não é tarefa fácil equilibrar todos esses interesses, lembrando que a própria área de RH também precisa conciliar muita coisa internamente. É necessário ter a equipe preparada e bem alinhada, para atender as mais diversas demandas de toda a cadeia de clientes internos.


Para responder a todos esses desafios, poder contar com ferramentas que ajudem a área de RH melhorar a vida das pessoas e da empresa, torna-se fundamental. E é ai que entra a abordagem de tipos psicológicos, para apoiar o desenvolvimento das pessoas e consequentemente da organização como um todo.



A área de RH pode aplicar a teoria dos tipos psicológicos para:


  • Promover ações que favoreçam o processo de autoconhecimento dos colaboradores.

  • Pode servir de norte para a compreensão das dinâmicas das equipes e grupos de trabalho.

  • Aprofundar a compreensão dos líderes sobre seu tipo de personalidade e de seus liderados, para ajudá-los a gerenciar melhor, e a fornecer feedback mais significativo, melhorando o desempenho individual e da equipe.

  • Facilitar a comunicação entre os colaboradores, aumentando as possibilidades de se promover um diálogo construtivo sobre as questões.

  • Estratégias para identificar e gerenciar os gatilhos de estresse de pessoas, equipes e áreas.

  • Alternativas mais efetivas para mediação de conflitos.

  • Pode orientar a reorganização de funções entre os membros de uma equipe já estruturada.

  • Poder reunir o melhor grupo de pessoas para determinado projeto, dividindo as tarefas de acordo com o que cada um faz de melhor.

  • Ferramenta de apoio para o recrutamento e seleção de pessoas com perfil mais adequado para determinada função.

  • Fornecer bases de estilos de aprendizado e melhores abordagens para ações de treinamento e desenvolvimento.

  • Suporte para processos de avaliação desempenho, programa de desenvolvimento individual (PDI), sistema de incentivos e reconhecimento.

  • Apoio para o planejamento de carreiras e planos de sucessão.

  • Auxílio para o desenvolvimento de programas de retenção de talentos.


Um ponto que nem sempre é tão explorado, é usar os tipos psicológicos na própria área de RH. É muito importante que os profissionais da área tenham bastante conhecimento de seus próprios estilos, inclusive do estilo que a área tem como entidade RH, qual sua personalidade e identidade, bem como seus trunfos e desafios na relação com as demais áreas e corpo diretivo da organização.


Obter esse conhecimento é muito importante, afinal, em quase todo o tempo o profissional de Recursos Humanos estará lidando diretamente com pessoas de perfis, formações, necessidades e interesses diferentes. Portanto, para que consigam lidar com os colaboradores de forma mais assertiva e congruente, todos da área precisam desenvolver a habilidade de se relacionar com os mais variados tipos de colaboradores e líderes de forma efetiva.


Saber o próprio estilo e de seu cliente interno, ou de determinado grupo de pessoas, pode ser um grande diferencial para a área de RH, mas é importante que seja usado de forma construtiva e não para rotular, julgar ou classificar pessoas. É necessário uma atitude de maturidade e integração por parte dos membros do grupo de RH, no sentido de saber ouvir, reconhecer que o outro pode complementar sua visão e consequentemente, produzirem um melhor entrosamento e coesão.


Quanto mais saudáveis e benéficas forem as relações humanas no ambiente de trabalho, mais a empresa crescerá. A área de RH tem papel fundamental na criação e manutenção dessa cultura. E o exemplo sempre vale mais do que qualquer discurso, porque as pessoas sentem, e a confiança que depositam no RH, bem como a abertura para diálogos mais abertos, aumenta significativamente.


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