Premissas da Liderança
- Insighter
- 24 de out. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2019

"Nós lideramos sendo humanos. Nós não lideramos sendo corporativos, sendo profissionais ou sendo institucionais". Paul Hawken
A boa liderança é um ato de equilíbrio que envolve mais do que conhecer o negócio, dominar um conjunto de habilidades de gerenciamento e de desenvolvimento de equipes. Os líderes devem agir com autenticidade e viver com integridade. Essa posição de destaque exige o domínio de competências, base de valores humanos e organizacionais, que não estão somente no conhecimento e no currículo desse líder.
A liderança se manifesta tanto por meio do que o líder faz, como quem ele influência. Líderes eficientes desenvolvem três competências importantes: Autoconhecimento, autogerenciamento e empatia pelos outros. O que lhe confere uma inteligência emocional melhor do que a média.
Por outro lado, os piores líderes geralmente não tem consciência de como seu comportamento afeta as outras pessoas, e eles não acreditam que esse conhecimento seja relevante. Geralmente tem autoconhecimento insuficiente e apresentam níveis baixos de empatia e inteligência emocional. É preciso ter o conhecimento de que pessoas diferentes têm necessidades diferentes, para serem mais assertivos em suas posições.
Muitos não tem ideia sobre o que estão falhando até o momento em que fracassam de forma significativa. E tanto os líderes quando as organizações pagam um preço alto por isso.
O desenvolvimento da liderança é, inicialmente, uma busca interior para descobrir quem se é de fato. É por meio do autoconhecimento, que se adquiri a confiança necessária para liderar. Tudo que o líder aprende sobre liderar a si mesmo, irá fazer com que consiga realizar um trabalho melhor ao liderar outras pessoas. Sua capacidade de liderar os outros é severamente comprometida se ele não pode liderar em primeiro lugar a si mesmo.
"Nossos níveis de sucesso raramente excederam nosso nível de desenvolvimento pessoal, porque o sucesso é algo que atraímos pela pessoa que nos tornamos". Jim Rohn
No processo de liderança, quanto mais o líder souber de si mesmo e conseguir visualizar quem são e ao que reagem seus superiores, pares e colaboradores, mais chances ele terá de manter-se como referência no propósito de liderar pelo exemplo.
O caminho da liderança segue uma ordem dividida em 03 grandes fases:
Liderar a si mesmo - Liderar as pessoas - Liderar os negócios
Muitas empresas insistem em inverter essa ordem quando desenvolvem novos líderes, principalmente as que possuem um produto de alta necessidade no mercado. Mas quando há uma mudança de mercado, a concorrência aumenta e se globaliza, o líder que é especialista apenas em liderar negócios, começa a apresentar ineficiências consideráveis na liderança das pessoas e na capacidade de se auto administrar, bem como sua capacidade de entender seu funcionamento, para guia-lo nas tomadas de decisões de maneira mais assertiva nesses momentos.
Apenas quando o líder realiza o trabalho de aprender a liderar a si mesmo, criar a própria felicidade e encontrar a própria realização, é que ele se torna capaz de ajudar a equipe e a organização a fazer o mesmo. Portanto um líder comprometido com o sucesso da organização, precisa necessariamente estar comprometido com seu próprio desenvolvimento pessoal.
Atualmente existem muitos recursos disponíveis para colaborar com o crescimento e desenvolvimento dos líderes. Essas estratégias de desenvolvimento da liderança, frequentemente incluem o uso de inventários de personalidade, bem como diversos treinamentos e processos de coaching, que ajudam os líderes a identificar e desenvolver suas capacidades.
É importante que cada líder esteja disposto a se desenvolver, mudar e se aperfeiçoar. Em primeiro lugar, ele mesmo independente da empresa, deve buscar formas de se autoconhecer e se autodesenvolver para que atinja um nível de liderança mais completo, levando em conta sua história de vida, personalidade, valores e princípios.
Dentro das empresas, os responsáveis pelo desenvolvimento da liderança, também tem um papel importante nesse contexto. É necessário que esses responsáveis saibam quais são as melhores alternativas de desenvolvimento para cada líder, sabendo identificar a fase em que cada um se encontra. Identificar o estilo e personalidade de cada líder também é fundamental. Nem sempre treinamentos e processos de desenvolvimento massificados é efetivo. Em determinado estágio, é necessário customizar o desenvolvimento de acordo com o nível, estilo e maturidade de cada líder para identificar quais serão as melhores opções de desenvolvimento.
Para chegar a ser um verdadeiro líder, com uma visão integral de todas as facetas que envolvem essa posição, é necessário tempo, esforço e dedicação. É necessário quebrar o paradigma de que o acumulo de conhecimento técnico e habilidades gerenciais de pessoas são suficientes, sem precisar desenvolver atitudes e ações mais humanas e conscientes.
Trazer resultados é muito mais do que apenas números e retorno financeiro. Um bom líder faz isso, porém um líder acima da média faz isso conduzindo as pessoas a objetivos maiores, desperta o melhor nas pessoas, deixa uma marca positiva na vida de cada um pelo qual ele passa. Ele é responsável em suas atitudes, pensamentos e palavras tanto para os outros quanto para consigo mesmo. Ele sabe que palavras podem destruir pessoas a sua volta, pensamentos podem destruir a ele mesmo e é preciso ter muita responsabilidade.
Um verdadeiro líder inspira a cada um a ser "sua melhor versão", e ele consegue, porque ele mesmo caminha todos os dias incansavelmente rumo a sua melhor versão. Ele não é servido, ele serve ao bem comum. Para esse líder os bons resultados são apenas as consequências de todo esse trabalho.
Comments