Comunicação e Conflitos
- Insighter
- 20 de set. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2019

A comunicação é a base essencial para qualquer relacionamento humano. Todos os dias nos comunicamos com outras pessoas em diversos níveis. É um processo bastante complexo porque depende da subjetividade de cada um, ou seja, cada pessoa pode ter uma interpretação diferente de um mesmo fato ou contexto. Compreender, valorizar e adaptar diferenças individuais no estilo de comunicação, pode melhorar a qualidade das nossas relações com os outros.
No entanto, nem sempre paramos para analisar como as maneiras de interagir afetam os outros. Ao se comunicar com outras pessoas, é importante lembrar que elas podem ter preferências diferentes das suas na forma em que absorvem e avaliam informações, e na forma que se orientam para interagir com o mundo ao seu redor.
"Saber ouvir o que de fato está sendo dito pelo outro e expressar o que de fato queremos dizer, embora pareça tarefa simples, é das mais difíceis". Marshall Rosemberg
A comunicação eficaz é necessária para perceber melhor a si mesmo, ao outro, e todo o contexto envolvido. Quando as pessoas aprendem a adaptar seu estilo de interação para obter o melhor de suas relações, seguem-se melhorias significativas que geram resultados mais responsáveis, assertivos e democráticos.
Existe uma dinâmica que está muito enraizada em nós, de gostar e se comunicar melhor com quem se parece com a gente , e desconfiar e não simpatizar muito com quem é diferente. Outra questão relevante é que ao interagir com outras pessoas, a tendência inicial é filtrar e interpretar o que se ouve de acordo com o próprio modelo mental.
Quando mais você for parecido com alguém, melhor entenderá o modelo de mundo dessa pessoa, e consequentemente, quando mais diferente você for em relação a essa pessoa, mais haverá a possibilidade de problemas na comunicação e conflitos.
Os Conflitos são inevitáveis e por incrível que pareça, eles aumentam nossas chances de crescer e se desenvolver. Então podemos dizer que em partes é muito bom que ele exista. A grande questão é saber como administrá-los e extrair o melhor dessas experiências.
Quando percebemos porque é difícil entrar em acordo com uma pessoa, não porque ela está fazendo de propósito ou esta contra nós, mas porque, provavelmente, parte de um ponto de vista diferente e portanto toma decisões diferentes, tudo fica mais fácil, e então pode-se ver em realidade o que acontece. E é justamente aí que reside nossa força como seres humanos: ver que nosso ponto de vista tem aspectos positivos, assim como o da outra pessoa. Criar essa consciência é fundamental para conseguir chegar em acordos melhores, que sejam bom para ambas as partes, além de aprender a ver as diferenças com mais valor.
"Quando a forma que nos relacionamos uns com os outros acompanhará os avanços tecnológicos?" - Theodore Zeldin
É bem mais óbvio falarmos dos conflitos que temos com os outros, mas podemos ter conflitos internos que também podem ser muito estressantes. Nessa situação, não há um acordo entre aquelas vozes que falam na nossa cabeça, uma parte quer uma coisa e outra parte que ir em outra direção. Portanto é também preciso desenvolver a capacidade de gerir o "auto conflito".
Quando o conflito é externo e se esgotou as possibilidades de resolução ou acordo, a mediação desse conflito por alguém qualificado, cria oportunidade e o espaço adequado para que as partes entendam a origem do conflito. Embora o conflito aparentemente trate de uma questão simples e direta, ele surge, com frequência, porque alguns elementos essenciais como: confiança, crenças, autoridade ou emoções estão sendo desafiados.
Iluminando tanto o nosso problema quanto da pessoa com quem estamos interagindo, se habilita mais chances de neutralizar a carga negativa e obter um resultado positivo, do que se enfrentasse o conflito somente por uma única perspectiva que confronta com a da outra pessoa parte envolvida.

Na mediação facilitada por um terceiro neutro e imparcial, pode-se promover um diálogo entre as partes, para que construam com autonomia, a melhor solução para a questão.
Um ponto muito importante:
Pode ser interessante conhecer teorias e modelos sobre a resolução de conflitos, mas se não estivermos dispostos a desafiar a nós mesmos e tentar resolver alguns de nossos pontos cegos, não vamos realizar nenhuma mudança, porque vamos continuar querendo apenas que tudo e todos se adaptem, ou assumir uma posição de vítima por não conseguir as coisas do jeito que queremos. É preciso assumir responsabilidade pela nossa forma de se comunicar, bem como estar aberto a fazer as mudanças necessárias para melhorar os resultados que podemos obter nas negociações e acordos com os outros.
Como conduzimos:
A abordagem de melhora na comunicação e resolução de conflitos que utilizamos em nossos processos com pessoas e empresas, fornecem insights valiosos sobre como aperfeiçoar sua abordagem em relação ao conflito e como vivenciar o conflito com alguém cujas preferências sejam diferentes das suas.
Nossa intenção é que você se torne mais eficiente em situações de conflito nos ambientes profissionais e pessoais, gerando mais satisfação e harmonia em suas relações, seja para sua empresa ou no seu trabalho, bem como com a família, amigos e relacionamentos amorosos. Todas as áreas da vida são beneficiadas quando se usa uma linguagem responsável, honesta e compassiva.
Quer saber mais, entre em contato com a gente!
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